Yavin IV

Yavin.jpg
Yavin IV

Um planeta remoto que se tornou um ponto focal na história da Galáxia. Yavin IV é uma das mais de vinte luas orbitando o gigante gasoso de Yavin. Uma floresta selvagem cobre mais de 70% da superfície da lua, o resto é coberto pelos oceanos de Yavin IV.
Apesar de ter uma atmosfera capaz de sustentar vida não existem colônias em Yavin IV. Situado fora de qualquer rota comercial e sem mercadorias de valor em sua superfície, Yavin nunca atraiu colonialistas.

Por orbitar um gigante gasoso Yavin IV possui dois tipos diferentes de noite. Quando a face da lua volta-se para o lado oposto ao sol, mas ainda virada para o gigante gasoso, Yavin experimenta uma noite clara, enquanto a selva fica envolvida numa claridade difusa.

Quando a superfície de Yavin IV não se volta nem para o sol, nem para o planeta, ou quando o gigante gasoso eclipsa o sol, a lua experimenta uma noite de escuridão quase absoluta. A rotação de Yavin IV é tal que a cada vários meses ela experimenta uma longa noite. Quando isso ocorre, a temperatura cai e severas tempestades se formam.

TempleofYavin4.png
As Ruínas de Yavin IV

Em Yavin existe um antigo templo construído em meio a floresta selvagem. Várias torres que se destacam saindo do meio da floresta. De lá emana uma grande concentração do Lado Negro da Força. Ninguém sabe quando ou quem contruiu o templo. Cerca de um século atrás ele foi descoberto por Exar Kun. Um aprendiz Jedi que fora rejeitado pelos seus Mestres.

Exar Descobriu o templo e juntou-se a outros Jedi que cairam para o Lado Negro da Força, como Ulic Qel-Droma. Lançou uma Guerra contra a República. Devastou o Planeta Ossus e a Grande Biblioteca Jedi que havia lá. Finalmente Ulic foi derrotado por Nomi Sunrider, mãe da Mestra Vima Sunrider. Ulic entregou a localização de Yavin IV para os Jedi. Assim, Exar Kun foi derrotado e morto.

O templo foi selado. Todas as referências ao templo em Yavin IV foram apagadas dos arquivos.

Yavin IV

Kotor HouseWayne HouseWayne